segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cidade de Goiás

Goiás (nunca a chame de Goiás Velho! Chame de Vila Boa de Goiás, de Cidade de Goiás, de "terra de Cora Coralina" ou simplesmente Goiás.) não é somente uma cidade bonita perto de Brasília. O mais adorável da cidade é sem dúvida sua gente. Eita povo simpático e hospitaleiro!!

E, sim, existe pizza e comida boa em Goiás. Cruzando a última ponte (a que fica mais perto do mercado municipal), suba a rua até ela virar uma avenida. Neste ponto dobre à esquerda numa ruazinha sem saída e pequenina. Ali fica a ótima Ateliê. Pizza com massa fina e ótimas coberturas. Fora o local que é uma delícia de estar.

É claro que você não vai à Goiás para comer pizza. Mas ficando alguns dias por lá, vale muito a pena conhecer. Não deixe mesmo é de comer empadão no Tereza da Ponte (na avenida que beira 0 rio mesmo). Se você for vegetariano como como nós, peça que a Dona Tereza prepara um empadão vegetariano ótimo. Em hipótese alguma deixe de comer bolinho de arroz (que achamos que fosse feito só em Cuiabá, mas em Goiás tambem há) da Dona Inês, num pequeno cantinho do Mercado Municipal. Aproveite e troque uns dedos de prosa com elas e se delicie com a simpatia e o sotaque dessas senhoras.




Outra coisa imperdível são os picolés tanto da sorveteria abaixo do coreto, na pracinha central, que é o point da cidade nas tardes dos fins de semana, como os da Dona .. xii, esquecemos o nome, mas tem a foto e fica logo ali, atras do Museu da Boa Morte. Experimente especialmente do de cajá manga com um pouco de sal (sim, ela inventou algo bem diferente e surpreendentemente ótimo!). Em frente á sua loja, há a casa de doces excelente e a loja de souvenirs Maria Papuda. Você estará no que chamamos de "triângulo das senhoras agradáveis de se passar horas papeando".








Nas noite não tem como fugir do bom restaurante Dalí, próximo à casa de Cora Coralina, mas do outro lado do rio, onde comemos a melhor guariroba do mundo e no Braseiro um excelente Arroz com Pequi e uma divina beringela picadinha e crua na salada. Imperdível.











Nenhum comentário:

Postar um comentário